BlueGriffon é um das alternativas para o DreamWeaver no Linux

 


          Um dos maiores problemas atuais para desenvolvedores web em ambiente linux é encontrar um substituto a altura do Dreamweaver. Este é sem dúvida alguma uma das melhores IDEs encontradas no mercado, pois além de dar suporte a várias tecnologias web, como, por exemplo, XHTML, PHP, ASP,ASP.NET,CSS, JavaScript, Ajax, JSP, ColdFusion, é um editor WYSIWYG ("What You See Is What You Get" que em português significa "O que você vê é o que você têm"), que é o modo design.

          A utilização do modo design é mais prática para que não está familiarizado com as linhas de códigos utilizados em páginas web E, também, pode se dizer que este crucial para quem precisa aumentar a produtividade.

          Para os utilizados do pinguim existem diversos programas com suporte as novas tecnologias, como é o caso do gedit, porém nem todos apresentam um editor WYSIWYG. Fazendo com que o programador tenha que escrever o código e testar através de um navegador web.

          A solução para este problema pode ser encontrado no programa BlueGriffon, desenvolvido pela "Disruptive Innovation and Contributors" e que pode ser encontrado em http://www.bluegriffon.org.


imagem BlueGriffon

          O BlueGriffon é gratuito, simples de usar, fornece suporte para HTML5 e CSS 3. Pode ser encontrado em diversas línguas como Inglês, holandês, finlandês, francês, tcheco, alemão, hebraico, húngaro, italiano, japonês, coreano, polonês, chinês simplificado, sérvio, esloveno, espanhol, sueco e chinês tradicional.